Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose





PARA TUDO! Você é um fã do clássico Psicose de Hitchcock? Então já sai daqui e compra esse livro! (pode ser por aqui o). Voltou (ou já estava aqui) e não conhece muito esse filme famosérrimo? Te dou uma mãozinha, clica aqui. Antenado? Lembrou da morte no chuveiro? A música assustadora? Então, partiu falar um pouco sobre o que rolou nos bastidores dessa (nada super) produção.
Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose é um livro super interessante. Para amantes de cinema mais ainda! O autor fez um apanhado de como foi a produção do filme. Para isso, entrevistou o elenco, os cinegrafistas, o roteirista, a figurinista, o compositor, a maquiadora, o editor de montagem (todo a galera mesmo) e até o autor do livro Psicose.

O dono dessa grande pesquisa, Stephen Rebello, é escritor, roteirista e, por incrível que pareça, ex-terapeuta clínico. A ideia do livro surgiu quando no início da década de 1980, o jovem Stephen entrevistou o já velhinho Hitchcook, e por lá, conversaram horrores sobre Psicose. Um ano depois, o diretor morre, e Stephen se dá conta que seria importante resgatar como foi a produção desse filme que entrou para a história do cinema. E claro, antes que toda a galera responsável por isso fosse para um plano maior. Obrigada Stephen!

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloAlfred Hitchcock e os Bastidores de PsicoseHitchcock
Título OriginalAlfred Hitchcock and the Making of PsychoHitchcock
Lançamento1990 | Edição Brasil 20132012
Autor/DiretorStephen RebelloSacha Gervasi
ClassificaçãoBiografiaBiografia
Editora/EstúdioIntrísecaFox Filmes
Páginas/Duração2561h38min
Avaliação★★★★★★

Logo, essas entrevistas renderam muito conteúdo. Não faltou detalhes de como o assassino Ed Gein (
medo) inspirou o escritor Robert Bloch a escrever Psicose. Também, a relação para lá de estranha que o Hitchcock tinha com suas atrizes preferidas. Além de ressaltar como o diretor era exigente para que cada detalhe da produção ficasse perfeito! Um mestre, convenhamos. As artimanhas para divulgar o filme não ficaram de fora. E são ótimas, como o assustador trailer estrelado por Hitchcock, dá uma olhada:



"Psicose começou a ser citado na discussão de problemas sérios e frívolo: o aumento da criminalidade; a queda nas vendas de cortinas de chuveiro opacas; a alarmante ascensão da violência, em especial contra as mulheres; a redução de hóspedes em motéis."

O longa, denominado somente Hitchcock, foi dirigido pelo britânico Sacha Gervasi, o mesmo de O terminal (2004). O filme é bom. No entanto, de muitas maneiras, não tem nada a ver com o livro de Rebello. O roteirista John McLaughlin adicionou, principalmente, a presença constante de Alma Hitchcook, esposa de Alfred, que mal é mencionada no livro. E mais, a forma como o roteirista Joseph Stefano é apresentado (tipo um boca aberta) não tem nada a ver mesmo. Confere o trailer:



Tirando as imensas diferenças da adaptação cinematográfica, as atuações, e principalmente, as caracterizações dos personagens estão muito boas. Anthony Hopkins está meio durão, mas ficou bem parecido com o Hitch, né? Gostei. Atrizes como Helen Mirren, como Alma Hichcock, e Scarlett Johansson, como Janet Leigh (a atriz que morre no chuveiro), marcam seus espaços.

Anthony Hopkins à esquerda, Hitchcook à direita. O pessoal da maquiagem caprichou!
Dessa vez, confesso, o livro é muito melhor que o filme. Agora, partiu ler Hitchcock/Truffaut, porque tem documentário para 2015!

Beijos e Abraços,
Bruna

0 comentários:

Postar um comentário