Quatro Estações e Um sonho de Liberdade



Um livro, quatro contos, três filmes! Rendeu em? Quatro estações, 1982, é um livro de contos do Stephen King. São quatro histórias, cada uma relacionada a uma estação do ano. Diferente do que muitos imaginam, King escreve histórias lindas e elas não dão medo, pelo contrário, emocionam. O post de hoje é dedicado ao primeiro conto A Primavera Eterna - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank. Daqui nasceu o filme Um Sonho de Liberdade, de 1994 (20 anos já, oh lord!). #toficandovelha

A Primavera Eterna é sobre Andy Dufresne, um bancário que foi condenado a duas prisões perpétuas por supostamente ter assassinado a sua esposa e seu amante. Ele é enviado para a prisão de Shawshank. Na penitenciária, por sua experiência profissional, é envolvido nas mais diferentes falcatruas que são lideradas pela diretoria da prisão. A história é narrada em primeira pessoa por Red, um dos amigos e admiradores que Andy faz por lá.

O enredo é simples: um homem é preso injustamente e faz de tudo para lutar pela sua liberdade. Ponto. No entanto, é uma daquelas lições de vida sobre persistência, sonhos, desejos e justiça. Acredito que não vai ser spoiler se eu contar que ele foge da prisão, né? 

Os meus condenados favoritos: Andy e Red
O filme foi dirigido e adaptado por Frank Darabont, um francês naturalizado norte-americano que é
cineasta, roteirista e produtor. Ele é fã do mestre do terror, na lista de suas produções, encontramos outros filmes adaptados dos livros de King: A Espera de um Milagre (1999, AMO!) e O Nevoeiro (2007). Um Sonho de Liberdade tem no elenco Tim Robbins e Morgan Freeman.

 

#Comparando & Vice conVersa

Classificação

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloAs Quatro Estações / A Primavera Eterna
- Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
Um Sonho de Liberdade
Título OriginalDifferent Seasons/ Hope Springs Eternal
- Rita Hayworth and Shawshank Redemption
The Shawshank Redemption
Lançamento1982 | Edição Brasil 20131994
Autor/DiretorStephen KingFrank Darabont
ClassificaçãoDramaDrama
Editora/EstúdioObjetivaCastle Rock Entertainment
Páginas/Duração560 páginas/ Conto 90 páginas2h20min
Avaliação★★★★★★★★★

Não conheço ninguém que tenha visto e não tenha adorado, como eu, Um sonho de liberdade, já assisti inúmeras vezes. É um clássico da década de 90. O conto foi perfeitamente adaptado (alguns detalhes ficaram até melhores). Teve várias indicações ao Oscar, mas acabou não ganhando nada. Curiosidade: o Red, que no livro é irlandês, e no filme é interpretado por Morgan Fremam, larga uma piadinha: "Maybe it's 'cause I'm Irish" (Talvez seja porque eu sou irlandês). Boa Frank Darabont! Acompanhe o trailer:


Então, se você ainda não viu, coloque na programação do próximo fim de semana, é imperdível! Você nunca leu King? É um ótima maneira de começar. Se já leu e não gostou, dê uma segunda chance, ele merece, o livro vale a pena!

Beijos e Abraços,
Bruna

0 comentários:

Postar um comentário