O Colecionador de Ossos



Curte um C.S.I.? #amantesdainvestigação O Colecionador de Ossos, de 1997, é uma baita história de investigação, da era em que não se tinha internet e se utilizava a biblioteca para fazer pesquisas. Ganhou sua versão cinematográfica logo depois, em 1999.

A história é sobre Lincoln Rhyme, um brilhante ex-perito criminalista que ficou tetraplégico durante uma investigação. Vivendo há anos isolado e imobilizado em seu apartamento, é contato pela polícia de Nova York para auxiliar na busca por um assassino em série que adora tirar pedaços dos ossos das suas vítimas. Para isso, Lincoln conta com a ajuda da policial novata, Amelia Sachs, no filme Amelia Donaghy, uma garota ruiva, com artrite, um tanto vibrante, mas com uma ótima intuição para resolver crimes.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloO Colecionador de OssosO Colecionador de Ossos
Título OriginalThe Bone CollectorThe Bone Collector
Lançamento1997 | Edição Brasil 20081999
Autor/DiretorJeffery DeaverPhillip Noyce
ClassificaçãoSuspense, policialSuspense, policial
Editora/EstúdioGrupo Ed. Record - BESTBOLSOColumbia e Universal
Páginas/Duração462 páginas1h58min
Avaliação★★★★★★

O escritor é o americano Jeffery Deaver, um jornalista e advogado que escreve histórias de suspense e tramas policiais. Só o detetive Lincoln Rhyme ganhou 11, o último deles lançado em 2014 – não encontrei muitas edições da série em português. Curiosidade: no sétimo livro de Linconln Rhyme, surge a personagem Kathryn Dance, que depois ganha 4 livros próprios.

Sentiu o clima? 
Phillip Noyce, o diretor, é um australiano que tem no currículo filmes para refletir sobre questões sociais, entre eles Em Nome da Honra (2006) e Geração Roubada (2002). Além de diferentes filmes de ficção, como o suspense Salt (2010), com Angelina Jolie, e o de ficção cientifica O Doador de Memórias (2014), o qual eu estou louca para ler e assistir. No elenco de O Colecionador de Ossos temos a jovem Angelina como a policial Amelia Donaghy e Denzel Washington como Lincoln Rhyme. Confiram o trailer (Sorry, no subtitles):



O livro é uma aula de como fazer uma investigação, cheio de jargões técnicos. São dezenas de detalhes de como os procedimentos são realizados (o que deixou a narrativa meio cansativa em alguns momentos). Lincoln Rhyme tem uma memória de elefante, é um ótimo profissional, mas sofre por estar tetraplégico e planeja um suicídio. Amélia surge para balançar o seus objetivos de vida e também o seu coraçãozinho. Para mim, que li depois de ver, foi impossível não lembrar da voz do dublador de Denzel! #lembrançasdainfância  

Vale a pena ler e ver? Vale. O filme foi bem adaptado, apesar de a série de assassinatos ter ficado menor e o final ser (bem) diferente. Não podemos ter tudo em 120 minutos, certo?  O livro é bem detalhista e cheio de referências, super indicado para quem gosta do gênero. Ficou curioso? Coloca na lista.


Beijos e Abraços,
Bruna

0 comentários:

Postar um comentário