O Pequeno Príncipe





O livro das misses encanta, não podemos negar, e temos números para provar: O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, é a terceira obra literária mais traduzida no mundo, publicada em 220 idiomas e dialetos, contabilizando hoje mais de 140 milhões de cópias vendidas. Acredito que o único que não gosta é o Padre Fábio de Mello, dá uma procurada na internet para ver.

O Pequeno Príncipe, lançado em 1943, é narrado em primeira pessoa por um piloto de avião que caiu no Deserto do Saara. Por lá, ele encontra um menino de cabelos dourados, o príncipe do asteroide B-612, que há muito tempo vinha visitando diferentes planetas e que tinha muitas lições para passar e também para aprender. De forma simples o menino faz o piloto recordar valores e lições há muito tempo perdidos. Destaque para personagens como a raposa, a cobra, a rosa e até o desenho do elefante que deram contorno para um texto sobre a infância e os sonhos que não devem ser esquecidos jamais.

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

Título O Pequeno Príncipe O Pequeno Príncipe
Título Original The Little Prince The Little Prince
Lançamento 1943 | Edição Brasil 2015 2015
Autor/Diretor Antoine de Saint-Exupéry Mark Osborne
Classificação Infato-juvenil Animação
Editora/Estúdio Geração Editorial Paris Filmes
Páginas/Duração 160 01:47
Avaliação ★★★★ ★★★★

Além de escritor, Antoine de Saint-Exupéry, era ilustrador e aviador – que o levou a morte em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu livros sobre guerras e sobre a sua profissão. O Pequeno Príncipe foi a sua única obra voltada para o público infantil. No entanto, podemos afirmar que ficará para sempre marcada na vida de milhares de crianças – grandes e pequenas.

AS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Pequeno Prícipe e aviador conversam no deserto - Filme de 1974
Entre dezenas de adaptações cinematográficas, desenhos animados e séries de TV, O Pequeno Príncipe é muito lembrado pelo musical de 1974, dirigido Stanley Donen (célebre diretor de musicais, entre eles o famoso Cantando na Chuva, 1952), no qual todos os personagens são representados por pessoas, inclusive os animais. No elenco temos Gene Wilder (o Willy Wonka na primeira versão do A Fantástica Fábrica de Chocolate) como a raposa. Alan Jay Lerner, ganhador de três oscares, assina a adaptação do roteiro! Não encontrei o trailer, mas segue um trechinho do Pequeno Príncipe conversando com a Raposa:



A ANIMAÇÃO DE 2015

O velho aviador contando suas histórias sobre o Pequeno Príncipe - Filme de 2015
A animação, lançada em 2015, foi dirigida por Mark Osborne (Kung Fu Panda (2008)) e quase se adapta como uma continuação do livro. O roteiro foi feito por Irena Brignull, o qual gira em torno de uma garotinha com uma vida super regrada pela mãe e que não tem tempo de ser criança, somente estudar e se preparar para o futuro. No entanto, ela faz amizade com um vizinho, um velhinho aviador que muito tempo atrás conheceu um principezinho no deserto. Capitou a mensagem? O visual é impecável, intercala animação stop-motion quando a história do livro é citada e computação gráfica para a narrativa do filme. Adorei! Achei a reviravolta surpreendente! Para mim, reforça a ideia que tiramos do livro: não podemos nos tornar adultos e esquecer a magia com que olhávamos o mundo quando éramos criança. Veja o trailer:


O Pequeno Príncipe serve como leitura para todas as fases da vida, sempre podemos ler e lembrar de algo que estava esquecido e com isso retomar um antigo (ou novo) sonho. O bom de ser curtinho, daqueles de ler numa sentada, facilita e muito! Além disso, é interessante ressaltar que temos dois filmes inspirados na mesma obra com propostas distintas e resultados interessantes. Para notar como este pequeno livro traz diferentes camadas de conhecimento. Aconselho todos a lerem e verem, sem preconceitos ou expectativas, e tirar dali o que for melhor para si. Se não achar nada de primeira, tente daqui uns anos novamente!


Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade 1: Você sabia que Antoine de Saint-Exupéry passou pelo Brasil? Chegou em Florianópolis e se aconchegou na Praia do Campeche, por aqui era chamado de Zeperri. Bonitinho, né? Conheçam toda a história no documentário "De Saint-Exupéry a Zeperri", dirigido por Branca Regina Rosa. Disponível aqui: http://www.zeperri.org/saint-exupery/saint-exupery-perfil/

Curiosidade 2: a edição de luxo da editora Geração Editorial tem um apêndice com a vida do autor e com muitas fotos lindas!






0 comentários:

Postar um comentário