Na Natureza Selvagem




Quem nunca suspirou, curtiu ou compartilhou frases assinadas por Na Natureza Selvagem. Estas citações foram criadas por Christopher McCandless - ou sublinhadas em suas obras literárias favoritas. Este jovem recém-formado na faculdade resolveu largar tudo para tentar encontrar a si mesmo percorrendo diferentes lugares dos Estados Unidos. Seu destino final (e trágico) seria a realização de um grande sonho: conhecer e viver no Alasca – no mais íntimo da natureza.

A história é real e foi contada por Jon Krakauer, um escritor, jornalista e alpinista americano que se identificou com o espírito aventureiro e errante de Chris. O próprio autor se explica: “Não tenho pretensão de ser um biógrafo imparcial. A estranha história de McCandless tocou-me pessoalmente de tal forma que tornou impossível um relato desapaixonado da tragédia. Na maior parte do livro tentei - creio que, em larga medida, com sucesso - minimizar minha presença de autor”. E quase conseguiu!

Na Natureza Selvagem narra a história de um jovem que gostaria de viver do que cabia na sua mochila. No inicio dos anos 1990, Christopher McCandless doou suas economias, pegou seu carro velho, e sem avisar ninguém, saiu vagando. Quando o carro quebrou, pegou carona. Viveu do que encontrou ou da generosidade dos novos amigos. Desejo de vida de um sujeito que desprezava os "ismos" da sociedade. Quando chegou ao seu destino, sucumbiu à própria natureza: morreu de inanição.

O Chris real em um selfie na frente do seu "hotel" no Alasca: o Ônibus Mágico 
Emile Hirsch e a mochila errante do Chris



Christopher McCandless é uma figura cheia de mistérios, deixou sua marca em todas as pessoas que encontrou em sua jornada. Para fazê-la de forma única, decidiu mudar de nome, naquele momento foi Alex Supertramp. Jon Krauker escreveu esse livro envolvente, conversando com as pessoas que conheceram Chris, através de seus diários e com os livros (Tolstoi, Thoreau, London) que ele gostava de ler e rabiscar. É inspirador.

O filme é assinado por Sean Penn. Esta foi a quarta obra dirigida pelo consagrado ator de Milk (2008) e Sobre Meninos e Lobos (2003). Em 2007, foi considerado um dos melhores filmes do ano, e é estrelado pelo lindinho Emile Hirsch. O longa tem um tom melancólico e propõe como Chris preenchia o seu tempo entre leituras e conversas com estranhos. Os 150 minutos são um tanto devagar para o meu gosto (não assista depois do almoço), mas tem uma fotografia linda e uma trilha sonora de arrepiar. Confiram o Trailer:


#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloNa Natureza SelvagemNa Natureza Selvagem
Título OriginalInto the WildInto the Wild
Lançamento1996 | Edição Brasil 19982007
Autor/DiretorJon KrakauerSean Penn
ClassificaçãoDrama, Aventura, BiografiaDrama, Aventura, Biografia
Editora/EstúdioCompanhia das LetrasParamount Pictures
Páginas/Duração213 páginas2h27min
Avaliação★★★★★★★★

Livro e filme se completam de uma maneira deliciosa. São uma boa pedida para quem gosta de viajar ou para aqueles que estão repensando alguns valores da vida. #partiuaventura

Beijos e Abraços,
Bruna

6 comentários:

  1. Grande Bruna!! Parabéns pela resenha, gostei muitoooo!
    E dado que assistimos ao filme junto, posso dizer que as impressões foram somadas. Livro e filme são uma obra, por assim dizer, conjunta.
    Emile Hirsch é um gato, mas negou os carinhos para Kristen Stewart. HAHAHAHA
    Bueno..

    Siga em frente, o blog tá mara!!
    bjo, Cami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila, obrigada pela visita e esse apoio mara! Apareça sempre! :D

      Excluir
  2. Pois sabe, comentei no blog da Camilla que nem sabia que tinha um livro sobre essa história! hehe
    Mas também nem vi o filme ainda... acho que vou atrás do livro primeiro (é sempre bom ler a história antes, né?!)

    Bjo
    Carol (http://osilenciodasestantes.wordpress.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada pela visita!

      Tenho paixão por livros que viraram filmes, já li e vi vários, dessa vez, não vejo diferença em ler ou ver primeiro, os dois se complementam! (essa regra não vale para todos :P)

      Bjaoo e apareça!

      Excluir
  3. Alô, Bruna!

    Parabéns pela iniciativa aí do blog! (fiquei sabendo através do da Camilla lá...)

    Tá bonitaço e muito bem escrito.

    A propósito, como eu mencionei lá no Cia de papel, por coincidência a penúltima publicação que fiz no meu blog, o "De letra" (www.deletradj.blogspot.com.br), foi também sobre um livro e um filme baseado nele (e, neste caso, ao meu ver, o filme ainda melhor que o livro), que é "O coração das trevas" (o livro) e "Apocalypse Now" (o filme)...

    Abraço e vamos trocando umas figurinhas aí! : )

    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Diego! Obrigada pela visita e pelos elogios! :D Já visitei o teu blog.
      Nem sempre a regra: o livro é melhor que o filme vale! eheheh

      e vamos trocando figuras, ceeerto!

      Apareça!

      Excluir