O Caçador de Pipas



O Caçador de Pipas é tocante. Uma história sobre o Afeganistão contata no momento em que os EUA odiavam, com toda a força do coração, esse povo. O livro foi lançado em 2003, dois anos depois do atentado às Torres Gêmeas. E sim, acredito que tenha feito as pessoas perceberam que esse país não é feito somente de Bins Ladens.
A narrativa é sobre o poder da amizade. Amir, um garoto rico de Cabul, no Afeganistão, tem como melhor amigo e admirador o filho do humilde empregado do seu pai, o Hassan. A inveja e a covardia faz com que essa amizade seja rompida de forma traumática, principalmente para Amir, que carrega por toda a vida a culpa por isso (e com razão). Algumas décadas depois, Amir tem a chance de se redimir, e para conseguir realizar essa missão vai precisar de muita coragem.

A história tem como pano de fundo os acontecimentos políticos que mudaram radicalmente o Afeganistão: um golpe de estado comunista, a invasão soviética e a implantação do regime militar pelos Talibãs.

Assim como o personagem Amir, o autor do livro, Khaled Hosseini, nasceu em Cabul. Filho de diplomata, pouco antes da invasão soviética ao Afeganistão, ele e sua família conseguiram asilo nos Estados Unidos. Hosseini só voltou ao seu país natal em 2003 (pesquisa para o livro?) e afirmou: "me senti como um turista em [meu] próprio país”. Hoje, ele coordena uma fundação que constrói casas para desabrigados no Afeganistão - saiba mais aqui. Bonito né?

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloO Caçador de PipasO Caçador de Pipas
Título OriginalThe Kite RunnerThe Kite Runner
Lançamento2003 | Edição Brasil 20052007
Autor/DiretorKhaled HosseiniMarc Forster
ClassificaçãoDrama, AmizadeDrama, Amizade
Editora/EstúdioNova FronteiraParamount Pictures Brasil
Páginas/Duração368 páginas2h02min
Avaliação★★★★★★

O filme é de 2007, uma produção americana com atores afegãos. O diretor Marc Forster é um cineasta suíço-alemão conhecido por 007 - Quantum of Solace (2008) e A Última Ceia (2001). Além do Caçador de Pipas (2007), dirigiu um filme que eu adoro e recomendo (principalmente para os amantes dos livros) o Mais Estranho que a Ficção (2006). 

Hassan e Amir e a paixão por soltar pipa.
A maneira como Khaled Hosseini escreve é poética. As descrições dos sentimentos, das emoções e até dos lugares são emocionantes. Livros assim são difíceis de serem transformados em imagens. Em razão disso, o filme ficou com muito gostinho de quero mais. No entanto, não posso deixar de destacar a ótima atuação dos meninos afegãos Zekeria Ebrahimi e Ahmad Khan Mahmidzada, o Amir e o Hassan. Confiram o trailer:



Para quem amou O Caçador de Pipas, sugiro o livro A Cidade do Sol de Hosseini, uma história fantástica, contato do ponto de vistas das mulheres afegãs (melhor que O Caçador). O terceiro livro do autor, O Silêncio das Montanhas, também é ambientado no Afeganistão (eu ainda não li). Outra dica: O Livreiro de Cabul, da jornalista norueguesa Åsne Seierstad, ótimo. Para quem ainda não leu ou viu, experimente e se aventure em uma viagem pelo oriente. Psiu, começa pelo livro, ok?

Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade: Em entrevista para a revista Época, Khaled Hosseini fala sobre escrever, seu gosto literário, sua infância e seu país natal. Vale a pena conferir - clique aqui




0 comentários:

Postar um comentário