50 Tons de Cinza






O blog Vice conVersa recebeu uma visita ilustre, a Giovana Scarabelotti, administradora, leitora e amiga de velha data. Ela trouxe para nós suas considerações sobre o famosérrimo 50 Tons de Cinza. Gio, obrigada e seja bem-vinda. :D

Com a palavra, a Gio:

Como uma leitora maníaca, sim maníaca assumida, fiquei um pouco afastada do mundo das telonas e telinhas. Até depois de ler inúmeras críticas em polos opostos, sobre determinado livro e filme, consequentemente debrucei-me sobre ambos: 50 Tons de Cinza. A trilogia de E.L James causou grande repercussão e explodiu mundialmente a literatura chamada “hot”. Romances com cenas quentes e bem detalhadas de sexo. Movendo legiões de leitores ávidos e também críticos na mesma intensidade.

A história é um clássico mocinha inocente, mocinho poderoso,um conto de fadas do mundo moderno, com o tempero do BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo). A universitária Anastácia Steele, para ajudar sua amiga Kate, entrevista o empresário e milionário, Cristian Grey. A partir desse encontro a fixação de Grey e a inocência de Anastácia, são os norteadores desta história.

O empresário teve um início de vida traumático, que será revelado apenas nos filmes que virão, aspectos que “justificam” suas preferências sexuais por dominação, relação mestre/submissa - sem flores e corações - como ele mesmo aponta. Já Anastácia, uma leitora de romances ingleses, virgem, é justamente uma menina de flores e corações. Encontrar um meio termo para ambos, a introdução de Anastácia ao mundo BSDM e o derrubar de paredes que Grey construiu em torno de si mesmo, é o nervo central desse relacionamento e também da história.

No roteiro, escrito por Kelly Marcel, Patrick Marber e Mark Bomback, há definitivamente partes do livro que obrigatoriamente ficaram de fora, afinal não havia maneira de personificar a deusa interior da Anastácia (diga-se de passagem ela é uma figura), no entanto outras ficaram muito bem representadas, como é o caso do quarto de jogos para Grey ou o quarto vermelho da dor para Anastácia.

Cenas quentes na trilogia famosa.. ;)
 O jeito um tanto desengonçado da mocinha e humor sarcástico do mocinho criam uma atmosfera humorística bastante agradável. Assim como a trilha sonora que definitivamente ficou perfeita, bem colocada nas cenas e com letras que trazem um pouco do que a história se propõe contar, com músicas de Beyoncé, Ellie Goulding, Rolling Stones e Frank Sinatra, por exemplo, tem o poder de causar arrepios (dos bons). O álbum chegou ao segundo lugar dos mais vendido nos Estados Unidos, realmente vale a pena conferir. Confiram o trailer:



E, sim, como muito especulado no pré-lançamento há cenas de sexo explicitas principalmente envolvendo o mundo BSDM.

Preciso apontar que há dois pontos de vistas: 1. De quem leu os livros da trilogia e 2. De quem não os leu.
Provavelmente por ter lido os livros, o filme ficou um tanto “vazio” - se é que eu posso utilizar esta palavra. A atuação dos atores não deixou a desejar, embora minha imaginação os tenha desenhado diferente, compreende-se que seria impossível atender as expectativas e imaginações de todos os leitores da obra.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

Título50 Tons de Cinza50 Tons de Cinza
Título OriginalFifty Shades of GreyFifty Shades of Grey
Lançamento20112015
Autor/DiretorE.L JamesSam Taylor- Johnson
ClassificaçãoRomance/EróticoRomance/Erótico
Editora/EstúdioIntrínsecaUniversal Pictures
Páginas/Duração4502h05mim
Avaliação★★★★★★★

No entanto, o que realmente causou este vazio, na minha humilde opinião, foi a notável falta de apresentação dos personagens, o casal parece se encontrar meia dúzia de vezes e ficarem dependentes um do outro como em um estalar de dedos. Ambos os protagonistas têm histórias que os moldaram de determinada maneira. Mesmo no que diz respeito aos coadjuvantes, que estarão mais presentes no filme dois, houve uma superficialidade de contexto. Muito se explica ao fato do livro dar a possibilidade de se ver os pensamento e anseios da Anastácia e em alguns bônus, o de Grey também. Como mencionei esta é a opinião de uma leitora.

Entretanto, ainda no cinema, observando e ouvindo, as pessoas que não leram o livro gostaram do filme e ficaram realmente curiosas pelo desfecho. Provavelmente o tema e a intensidade das cenas causou tal expectativa, mas há muito mais a ser explorado na história.

Assim sendo assistam o filme leiam o livro, eles não são pornô para mamães, e sim há uma historia além das cenas quentes.

Beijos,
Giovana
__________

Gio, obrigada de novo, adorei (mesmo não sendo meu estilo de leitura)! Pode ir preparando a próxima.

Beijos e Abraços,
Bruna



4 comentários:

  1. Amei esse cantinho todo carinhoso para os amantes das telonas e livros. Obrigada por me permitir fazer parte dele Bru. Que venha o próximo!

    ResponderExcluir
  2. Fez das minhas palavras as suas Giioo! Ameei a resenha, ficou tooop nega! E que venham as próxiiimas! <3

    ResponderExcluir