Carrie, a Estranha



Para dar início aos trabalhos no blog, escolhi o primeiro livro escrito por Sthephen King: Carrie, a estranha, um clássico do terror. Banido das escolas e abandonado pelo próprio King - que retomou os trabalhos depois que a sua esposa tirou o manuscrito do lixo, leu e adorou! O livro conta história de Carietta "Carrie" White, uma adolescente criada por uma mãe mega religiosa e extremista, que torna a filha fechada e um tanto diferente dos padrões. Isso tudo, faz com que a pobre garota sofra todos os tipos de bulling no colégio.


Achei o livro em uma banca de revista da rodoviária de Santa Maria, não lembro para onde eu estava indo, mas sei que devorei suas cento e tantas páginas numa sentada. Não é por nada que King ficou famoso com histórias desse gênero, começou de maneira fabulosa! Super recomendado!

Para criar a personagem, King considerou a sua própria experiência escolar, criando Carrie baseado em colegas de classe. Além da narrativa, o que mais me chamou a atenção foi a forma de construção do texto: como se fosse uma história verídica, o autor usa extratos de livros e notícias para nos contar sobre o universo de Carrie. Então, desde o início o leitor sabe que algo grandioso e terrível já aconteceu.

Depois de sofrer tudo que é tipo de bulling, Carrie simplesmente explode! A gota d’água é quando ela é convidada para o baile de formatura e lá é totalmente ridicularizada. É aí, que descobrimos que o poder de telecinese (mover objetos com a mente) que ela demonstra desde pequeninha, pode fazer coisas horripilantes. Vá lá, eu acabei ficando do lado dela.

A primeira versão cinematográfica foi feita em 1976 – apenas dois anos depois do lançamento do livro – dirigida por Brian De Palma e roteiro de Lawrence D. Cohen. No elenco temos Sissy Spacek, Piper Laurie e John Travolta. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor atriz, para Sissy Spacek, e de melhor atriz coadjuvante, para Piper Laurie.  Arrecadou 33,8 milhões dólares, cerca 18 vezes mais do que o orçado, e King recebeu apenas 2,5 mil pelos direitos de filmagem! :O Segue o trailer:


A grande diferença entre o filme e o livro são detalhes de adaptação. No entanto, gostei mais do livro, muito mais emocional, o que me surpreendeu. O final confirma esse conjunto de emoções, totalmente distante do filme que tem um desfecho ridículo! Mesmo assim, para quem gosta desse gênero e gosta de ficar em dia com os clássicos, eu recomendo.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloCarrie, A EstranhaCarrie, A Estranha
Título OriginalCarrieCarrie
Lançamento1974 | Edição Brasil 20071977
Autor/DiretorStephen KingBrian De Palma
ClassificaçãoTerror, SuspenseTerror, Suspense
Editora/EstúdioObjetivaFox Filmes
Páginas/Duração137 páginas1h38min
Avaliação★★★★★★★

E como o que foi bom, pode ser refilmado (pela segunda vez), já temos uma nova versão rolando nas telonas por aí. Elenco com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore, roteiro de Roberto Aguirre-Sacasa, Lawrence D. Cohen e direção de Kimberly Peirce. Vamos ver o que vão aprontar para Carrie na era da internet!


Beijos e Abraços,
Bruna

4 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog, Bruna!! Estás começando muito bem com Stephen King.

    Carrie, A estranha, me parece bem atual com essa abordagem sobre bullying. Eu ainda não li, mas fiquei curiosa. Todavia, morri de medo só vendo o trailer no cinema hahaha

    Bj! Cami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Cami! Vou esperar suas visitas e sugestões!

      Excluir
  2. Oi Bruna, achei teu blog enquanto navegava pelo da Camilla!
    Conhecei Stephen King esse ano, mas só li o primeiro volume d'A Torre Negra, quero, em breve, ler Carrie, a Estranha e outros mais voltados ao terror.

    Também estou começando nesse mundo de blogs! Boa sorte para nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda! Já visitei o teu blog e está ótimo!
      Minha sugestão de Stephen King é A Espera de um Milagre, não é terror, mas é uma história linda.
      Quero me dedicar mais aqui esse ano. Vou esperar suas visitas.

      Beijos, Bruna

      Excluir