O Leitor



Se você gosta de ser surpreendido, pare por aqui! Foi assim que eu me emocionei com o filme O Leitor quando o assisti pela primeira vez em 2009, poucos dias antes da cerimônia do Oscar. Não tinha lido nem a sinopse! Então, #ficaadica. Quando descobri que existia um livro por trás, pedi, pedi, pedi e ganhei o meu exemplar no dia dos namorados! S2

A história contada em quase 200 páginas (ou uns 120 minutos) é ambientada na Alemanha pós segunda guerra, com seus traumas e discussões éticas. O jovem Michael se apaixona por uma mulher 21 anos mais velha, Hanna. Os dias passados juntos, em segredo, são regados por horas e horas de leitura e muito fazer amor. Até que um dia Hanna desaparece sem deixar rastro. Arrasado, Michael nunca a esquece, e vai encontrá-la novamente em uma situação nada encantadora alguns anos mais tarde. Não vou contar o que acontece, mas você pode descobrir em qualquer lugar fora daqui.

Uma história de segredos, medos, dúvidas, amores (por livros também) e piedade.

O autor do livro, Bernhard Schlink, é um alemão nascido em 1944. Jurista, escritor e professor de direito e filosofia, ficou mundialmente conhecido por O Leitor - publicado em 39 idiomas. O diretor do filme, Stephen Daldry, além de cineasta é diretor de teatro. No cinema assinou oito filmes, entre eles o longa As Horas (2011 - em breve por aqui). Tanto este último quanto o primeiro foram obras literárias adaptadas para a telona por David Hare, um dramaturgo inglês que acabou indicado ao Oscar pelos dois filmes. Minha opinião: ótimos trabalhos!

Kate Winslett contracenando com David Kross, o jovem Michael
Sempre adorei o trabalho de Kate Winslett, a Hanna. Em O Leitor ela está ótima. Ficou perfeita como uma jovem e como uma velhinha. E depois da sua sexta indicação, ela ganhou um Oscar! Os críticos que me perdoem, mas fazer filmes sobre o holocausto ainda merecem Oscars. Parabéns Kate. O pior do filme, tirando a atuação sem graça do Ralph Fiennes como o velho Michael, é que a história se passa na Alemanha e todo mundo fala inglês! Hollywooood no mundo globalizado!

#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloO LeitorO Leitor
Título OriginalDer VorleserThe Reider
Lançamento1995 | Edição Brasil 20092009
Autor/DiretorBernhard SchlinkStephen Daldry
ClassificaçãoDramaDrama
Editora/EstúdioRecordImagen Filmes
Páginas/Duração240 páginas2h03min
Avaliação★★★★★★★★

Para quem gosta de histórias de guerra, não pode perder essas duas pedidas. Para aqueles que não gostam de surpresas, segue o trailer:



Beijos e Abraços,
Bruna

0 comentários:

Postar um comentário