Horror em Amytivelle



Filmes de terror não são (de longe) o meu gênero favorito, mas histórias reais (ou inspiradas nelas) despertam minha curiosidade, #amantesdoinvestigaçãodiscovery. Foi por essa razão que resolvi ler Horror em Amityville de Jay Anson.

A história (supostamente real) se passa na casa recém comprada pela família Lutz. Um jovem mulher, seus três filhos e o seu novo marido. Tudo tranquilo até eles descobrirem que os antigos moradores da casa morreram assassinados (saiba mais aqui). Logo nos primeiros dias na morada nova, coisas horripilantes começam a acontecer – móveis se movendo, cheiros estranhos, moscas, janelas quebradas, mudanças de comportamento – e 28 dias depois, os Lutzs abandonam a casa só com a roupa do corpo.

O livro foi escrito por Jay Anson, um roterista norte-americano que viveu de 1921 a 1980. Horror em Amityville (lançado em 1977) foi a sua estreia no universo dos romances, e de imediato, ficou muito famoso. Após o sucesso, Jay escreveu 666, um romance que fala sobre outra casa mal assombrada.

Quanto às telonas, já foram realizadas por volta de 10 adaptações dessa história – entre filmes e documentários. Os mais conhecidos são os longas-metragens gravados em 1979 e em 2005 - The Amityville Horror, em português ficou um pouquinho diferente: respectivamente Terror em Amityvile e Horror em Amityvile.


#COMPARANDO & VICE CONVERSA

FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloHorror em AmityvilleTerror em Amityville
Título OriginalThe Amityville Horror - A True StoryThe Amityville Horror
Lançamento1977 | Edição Brasil 19841979
Autor/DiretorJay AnsonStuart Rosenberg
ClassificaçãoTerrorTerror
Editora/EstúdioCírculo do LivroMGM
Páginas/Duração191 páginas1h57min
Avaliação★★

O filme de 1979 foi adaptado do livro e apresenta algumas adaptações mais horripilantes para assustar. Trailer a seguir:



Na refilmagem de 2005, a história é inspirada no filme anterior, e não na obra. Por exemplo, a babá contadora de histórias e a cena do armário (da qual ela é protagonista) não é relatada no livro, até porque a Jodie (no filme uma garotinha fantasma) no livro é um porquinho malvado. Assim como tantas outras situações que não tem nada a ver com a obra. Confiram o trailer:


O livro não dá medo (o filme assusta) e tem um ritmo bom de leitura. Foi montado intercalando situações na casa dos Lutz e situações que aconteciam com o Padre amigo da família - bem como núcleo de novela das oito. E aí, ficou curioso? Então, boa leitura ou bom filme.

Beijos e Abraços,
Bruna

ps: a editora Círculo do Livro fechou em 2000, não encontrei nenhuma edição recente do Horror em Amytivelle. Logo, o negócio é tentar os sebos ou se você tem e-reader, encontrar uma versão digital! Boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário