Quatro Estações e Conta Comigo


Continuando com a série adaptações do livro Quatro Estações de Stephen King, chegou a vez de um clássico da Sessão da Tarde: Conta Comigo, 1986. Se você nasceu na década de 80 ou antes, provavelmente já o viu umas quantas vezes. O filme foi baseado no terceiro conto do livro O Outono da Inocência - O Corpo.

A história é narrada em primeira pessoa por Gordie Lachance, um escritor famoso que começa a recordar do verão de 1960. Naquele ano, aos 12 anos, ele e três amigos - Chris, Teddy e Vern - saem em uma aventura para encontrar o corpo de um menino que estava desaparecido e teria sido morto atropelado por um trem. O que eles não poderiam imaginar é que esse passeio mudaria a vida deles para sempre (mais Sessão da Tarde impossível, não?). Afinal, como um trechinho do livro diz: “As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. É difícil fazer estranhos se importarem com as coisas boas da vida”. #suspiros.

O filme foi dirigido por Rob Reiner um cineasta norte-americano que tem no currículo outra adaptação famosa do Stephen King, Louca obsessão (1990). O roteiro foi adaptado por Raynold Gideon e Bruce A. Evans e recebeu indicação para o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

"Nunca mais tive amigos como os que tinha aos 12 anos."
O elenco conta com jovens atores conhecidos e suas histórias de vida um tanto interessantes (ou trágicas) como o jovem River Phoenix (triste, saiba mais aqui), o eterno personagem da série Star Trek Wil Wheaton, o cara da série 24 horas Kiefer Sutherland e até uma pontinha do John Cusack. Confiram o trailer (no subtitles, again):


Impossível não ler esse conto e não imaginar uma leve autobiografia do Stephen King. Pesquisando, encontrei algumas referências da sua vida no livro: lugares reais do Maine, estado onde Stephen viveu quando criança; a Universidade do Maine, onde Stephen estudou e, para completar: um menino que sempre gostou de escrever histórias, foi professor, tornou-se um escritor famoso e seus livros foram adaptados para o cinema. Será que não?

Sendo meio biográfico ou não, essa história é muito boa, a melhor do livro. Acredito que seja impossível ler e não remeter a algum momento da nossa própria infância. Lembrei outro filme que eu adoro e que tem o mesmo tema, só que com garotas: Agora e Sempre, 1995 (clique aqui e saiba um pouco mais).

O conto tem um final um pouco diferente do filme, até classificaria como mais completo (aquele tipo de informação que só o livro pode te dar). Se você quiser saber, fica a dica reforçada para ler esse livro – nem tanto assustador – do Stephen King.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA


FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloAs Quatro Estações/ O Outono da Inocência
- O Corpo
Conta Comigo
Título OriginalDifferent Seasons/ Fall From Innocence
- The Body
Stand by Me
Lançamento1982 | Edição Brasil 20131986
Autor/DiretorStephen KingRob Reiner
ClassificaçãoSuspenseAventura, Drama
Editora/EstúdioObjetivaColumbia Pictures
Páginas/Duração560 páginas/ Conto 130 páginas1h27min
Avaliação★★★★★★★★


Beijos e Abraços,


Bruna

Obs: o nome original do filme é Stand by Me, e tem como música tema Stand by Me de Ben E. King (gravada por John Lennon também), original? Só sei que a música é boa, então, dá uma clicada aqui e canta junto.


4 comentários:

  1. Bruna, acredita que eu nunca assisti a esse filme? Não sei o que fiz da minha infância haha
    Mas o teu comentário me deixou ainda mais curiosa, vou tentar conferir em breve!

    ps: vibrei com a menção a Agora e Sempre, esse sim eu vi e adorava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mai, vc não viu pq vc já era do mundo dos Nets! ehehe Vale a pena, o filme é ótimo. O desfecho que não é tão feliz quanto o do Agora e Sempre. Me avisa se vc assistir. :D

      Obrigada pela visita! bjãoo

      Excluir
  2. ÉPACABÁ com coração da gente néee!!?? POXA.. um clássico dos clássicos. inesquecível.

    E JURO que nao sabia que era baseado num livro, menos ainda do Stephen King!!!
    #choquei

    Resenha impecável!!!! parabéns, Bruninhaaa querida!!
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! :D Quero desenterrar mais obras assim: Meu Deus, esse filme tem livro! ;) ehehehe

      bjãoo

      Excluir