Os Homens que Não Amavam as Mulheres




Os Homens que Não Amavam as Mulheres é o primeiro volume da Trilogia Millennium, seguido por A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. Um suspense cheio de mistérios que é interpretado por personagens diferentes e originais: a hacker Lisbeth Salander (estranha, tatuada, cheia de piercings) e o jornalista (falido e processado) Mikael Blomkvist. Ganhou versão cinematográfica, sueca e americana, e uma adaptação para a TV.

No primeiro livro da série conhecemos Mikael Blomkvist, jornalista e proprietário da revista Millennium, que é contratado por Henrik Vanger para investigar o desaparecimento misterioso de Harriet, a jovem herdeira do clã industrial Vanger. Para poder desvendar o mistério, Mikael se muda para a pequena ilha onde tudo aconteceu 40 anos atrás, tendo como fiel escudeira Lisbeth Salander, uma hacker profissional que vai ser uma mão na roda nessa investigação.

O autor da obra, Stieg Larsson, foi um jornalista e escritor sueco. Infelizmente, ficou famoso com a Trilogia Millennium postumamente, pois morreu jovem, aos 50 anos, vítima de um infarto. Foram mais de 75 milhões de exemplares vendidos em 50 países. O escritor também era engajado com ativismo político em seu país, razão pela qual recebia dezenas de ameaças de morte.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA


FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloO Homem que Não Amava as MulheresO Homem que Não Amava as Mulheres
Título OriginalMän som hatar kvinnorThe Girl With The Dragon Tattoo
Lançamento2005 | Edição Brasil 20102012
Autor/DiretorStieg LarssonDavid Fincher
ClassificaçãoSuspense, policialSuspense, policial
Editora/EstúdioCompanhia das LetrasSony Pictures
Páginas/Duração5282h38min
Avaliação★★★★★★★★

O filme, de 2012, foi dirigido pelo consagrado David Fincher, o cara por trás de Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995) e o cult Clube da Luta (1999). As interpretações de Rooney Mara, como Lisbeth, e do James Bond Daniel Craig, como Mikael, estão impecáveis. Uma pena ainda não terem produzido as continuações. Confiram o maior trailer que eu já vi:



Antes da versão hollywoodiana, O Homem que Não Amava as Mulheres foi produzido na Suécia em 2009. O diretor dinamarquês Niels Arden Oplev (da série Under the Done) conduziu o longa. No mesmo ano, forem produzidas as continuações da trilogia, estas dirigidas pelo sueco Daniel Alfredson. Nos três longas, os protagonistas são interpretados por Michael Nyqvist e Noomi Rapace. Os filmes suecos ganharam uma versão estendida para a TV, dividida em seis episódios de 90 minutos e repleta de cenas inéditas! - é levemente vergonhoso afirmar, mas ainda não vi.


Cartazes da versão sueca
O livro é repleto de suspense da primeira à última página. Além da sequência de mistérios, aborda temas como violência sexual contra as mulheres, corrupção, abuso de poder e invasão de privacidade. O roteiro foi criado pelo experiente Steven Zaillian, que tem um currículo de peso com: O Homem que Mudou o Jogo (2011), Gangues de Nova York (2002) e um Oscar pelo roteiro adaptado de A Lista de Schindler (1993). O filme desenrola a história com muitas cenas de ações, no entanto, o final é diferente do livro, a razão? Desconheço. Reserve uns dias para ler e ver, vale a empreitada!

Beijos e Abraços,
Bruna

Curiosidade 1: No país de origem do autor, Suécia, uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série.

Curiosidade 2: Não sei por que cargas d’água, a versão americana do livro e do filme foi traduzido para The Girl With The Dragon Tattoo (em tradução literal: A Garota com a Tatuagem de Dragão). O título sueco é Män som hatar kvinnor, traduzindo pelo Google tradutor: Os Homens que Odeiam as Mulheres.

Levemente vergonhoso 2: ainda não li as sequências dos livros, mas estão na lista.

0 comentários:

Postar um comentário