Morada das Lembranças



É com orgulho que abro um espaço no blog para falar sobre um livro que não tem filme (ainda).  E por quê?  Para participar do Book Tour da Editora Biruta. Morada das Lembranças é uma história linda, e ao mesmo tempo triste. Uma leitura tranquila, indicada para o seu público-alvo, a galera do infanto-juvenil, e para o restante do pessoal que desejar navegar pela trajetória de um dos povos que fizeram desse Brasil um pouco mais miscigenado.

Narrado em primeira pessoa, Morada das Lembranças é sobre uma garotinha judia que vivia na Rússia em plena revolução de 1917. Após a morte do seu pai (pelo próprio governo), a pequena precisou fugir do país junto com a mãe e o irmão. Destino escolhido: o Brasil. Por aqui, a vida não melhorou em nada. A sua avó, já estabelecida em terras tupiniquins, não gostou da visita e fez questão de demonstrar isso o tempo todo, pelo resto da vida de cada um deles.


Para refletir...
A escritora, a carioca Daniella Bauer, é psicóloga de profissão. Acredito que seja apaixonada por literatura, afinal, dedica um pouco do seu tempo (longe de questões da saúde) para escrever. Morada das Lembranças é seu primeiro romance. E como eu suspeitava, foi inspirado na história de alguém que ela conhecia e admirava: sua avó. Confiram uma entrevista onde a autora revela alguns segredos! ;)

Chegou o livro, com cartinha e marca-páginas!!
Tema que chamou minha atenção: as Polacas. O que é: A partir da metade do século XIX, moças jovens e judias, que viviam no leste europeu, eram enganadas e trazidas para a América para serem forçadas a prostituição. Nunca tinha ouvido falar. Nessa reportagem é possível saber um pouco mais, pegar algumas dicas de livros e ver um curta-metragem. Confiram!

Diagramação lindona!






Morada das Lembranças tem uma
edição que é um capricho. Recortes de tecido (seriam alusivos a lapsos de lembranças?) tracejam o texto e mudam a tonalidade conforme o andamento da história. Mais escuro quando é falado sobre temas mais densos, mais claro quando é o momento de falar sobre assuntos mais leves. Lindão!

Temas como preconceito, rejeição, violência e muita coragem (para encarar tudo isso) ganham espaço a cada capítulo. Apesar de curtinho - daqueles de ler numa sentada - é recheado de pequenas lições de vida. E sim, vale muito a pena.

E o Tour da Editora Biruta continua.. O Morada das Lembranças já está a caminho da Mara Santos, do blog Três Leitoras, em Salvador, Bahia. ;) Mara, capricha na resenha!

Beijos e Abraços,
Bruna



2 comentários:

  1. Bruna, estou super ansiosa para receber o livro...! Sua resenha só me fez querer desejar mais e mais lê-lo... Parabéns pelo seu blog, ele é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Mara! Vc vai gostar do livro. :D O seu blog está ótimo também.
      Apareça, beijão.

      Excluir