Orgulho e Preconceito



Falar de Orgulho e Preconceito é lembrar do queridão Mr. Darcy. Afinal, este personagem tem uma legião de fãs (e um livro intitulado 50 Tons de Mr. Darcy - sim, verdade)! Dificilmente você leu o livro ou viu o filme e não se apaixonou por esse gentleman. Esta história, lançada em 1813, encanta até hoje, seja pelo romance ou pelo diálogo inteligente. 

A história se passa na Inglaterra de século XVIII, as irmãs Bennet
- Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty - não poderão receber a herança da família, pois esta tem que ser destinada ao herdeiro homem mais próximo, nesse caso, um primo distante. Com isso, a mãe tem como missão arrumar um bom casamento para todas as garotas. Só que, Elizabeth não deseja um casamento por pura conveniência, decidida e com um temperamento apurado, destaca-se por sua lábia aguçada e um dom de descartar pretendentes!! Até que ela conhece Mr. Darcy, um rico e esnobe rapaz, que aos poucos vai se mostrar diferente de tudo o que ela imaginava. Um misto de muito orgulho, preconceito e sim, muita paixão. Ui.

Irmãs Bennet
Jane Austen nasceu e viveu durante o século XVIII e XIX. De uma família pertencente à nobreza agrária, relatava em seus livros o ambiente que convivia com pitadas de ironia e sarcasmo. Pouco reconhecida em vida, viu suas obras serem assinadas por “A Lady”, mas estas mesmas histórias são até hoje consideradas atuais, objetos de estudos acadêmicos e diversas adaptações. Morreu jovem, aos 41 anos, solteira, tendo recusado um pedido de casamento.

#COMPARANDO & VICE CONVERSA


FICHA DO LIVRO

FICHA DO FILME

TítuloOrgulho e PreconceitoOrgulho e Preconceito
Título OriginalPride and PrejudicePride and Prejudice
Lançamento1813 | Edição Brasil 20102005
Autor/DiretorJane AustenJoe Wright
ClassificaçãoRomanceRomance
Editora/EstúdioEditora AbrilUniversal Pictures
Páginas/Duração43402:07
Avaliação★★★★★★★★

Entre tantas adaptações, a de 2005 foi dirigida por Joe Wright, um inglês que começou sua carreira trabalhando no teatro de fantoches dos seus pais. Ele também dirigiu um filme/livro que eu adoro: Desejo e Reparação (em breve, resenha aqui). O roteiro ficou a cargo da escritora Deborah Moggach, por sinal, ficou ótimo. As cenas alteradas para lugares mais poéticos, para intensificar o romance, deixaram o filme uma graça. #apaixonada Só não gosto da representação de Sr. Charles Bingley, que no filme parece tão abobado, mas que na real, não é.

As atuações não deixaram a desejar. Keira Knightley, e seu sorriso meigo, e Matthew Macfadyen, e sua cara fechada, protagonizaram um belo Elizabeth e Darcy. Adoro lembrar da analogia feita em A Garota Exemplar, por razão da atuação de Rosamund Pike como Jane Bennet, confere aqui. Meu personagem favorito, tanto no livro quanto no filme é o Sr. Bennet, no longa interpretado por Donald Sutherland. Confiram o trailer:



A obra tem muitas adaptações em livros, em filmes e em séries. A primeira adaptação cinematográfica é de 1940, dirigida por Robert Z. Leonard - em preto e branco e figurinos reaproveitados do E o Vento Levou.. Não vi. As séries me foram super bem recomendadas (quem sabe nas próximas férias, né?). Ambas foram produzidas pela BBC, uma em 1980 e a outra em 1995 (esta com Colin Firth, e sua cara de sempre, interpretando o Mr Darcy). Todas intituladas Orgulho e Preconceito. O único que eu vi é o filme de Bollywood A Noiva e o Preconceito, 2004, de Gurinder Chadha, com direito a dancinha indiana e tudo! E tem mais.  

Convenhamos que tem para todos os gostos... :P
Alguns dos livros: Orgulho e Preconceito e Zumbis (what??) de Seth Grahame-Smith (com filme para ser lançado em 2016) e Austenlândia de Shannon Hale, com adaptação em 2014 dirigido por Jerusha Hess. E muita fan fic, muita mesmo. São mais de duzentos anos de uma história que continua atual (clichezão verdadeiro).

Nunca leu? Se atraque nessa história. Você vai gostar? Sim. Depois, veja os filmes, as séries e todas essas histórias criativas que a galera criou. É muita diversão em torno de uma única história. Vale a pena. 


Beijos e Abraços,
Bruna



2 comentários:

  1. Mr. Darcy...esse nome é muito citado mesmo em outros livros, assim como a história, apontada e repetida entre suspiro, depois de ler este relato o livro definitivamente pulou para o topo na lista dos a serem lidos, e o filme vai levar tempo para poder ver todas as adaptações ;P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa pelo livro que vc não vai se arrepender! :P Super recomendado!!

      Excluir